MULTIDISCIPLINARIDADE
É o modo clássico da organização das disciplinas no ensino formal em todos os níveis. As matérias estão todas lá, lado a lado, e são ministradas separadamente pelos professores, que não só não dialogam entre si como não estabelecem pontes entre sua disciplina e as demais.
PLURIDISCIPLINARIDADE
Integração e interação de disciplinas afins, dentro de uma mesma área de conhecimento (exemplo: física e matemática, história e geografia).
INTERDISCIPLINARIDADE
É a interação entre disciplinas de áreas distintas do conhecimento, como, por exemplo, entre as ciências da natureza e as ciências humanas (física e filosofia, biologia e sociologia). Existem várias modalidades, tipos ou graus de Interdisciplinaridade, desde simples justaposição de diversos olhares, sem uma interlocução subjetiva, uma simples comunicação de idéias até a integração de diversas perspectivas e interação subjetiva entre os especialistas, resultando em enriquecimentos mútuos.
TRANSDISCIPLINARIDADE
A transdisciplinaridade incorpora tanto a multidisciplinaridade como a pluridisciplinaridade e a interdisciplinaridade, e vai além, abrindo diálogos não só entre as disciplinas das ciências da natureza e das ciências humanas como também com a arte (literatura, poesia, música, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário