domingo, 17 de junho de 2012

CONCEITUAÇÃO

MULTIDISCIPLINARIDADE

É o modo clássico da organização das disciplinas no ensino formal em todos os níveis. As matérias estão todas lá, lado a lado, e são ministradas separadamente pelos professores, que não só não dialogam entre si como não estabelecem pontes entre sua disciplina e as demais.

PLURIDISCIPLINARIDADE

Integração e interação de disciplinas afins, dentro de uma mesma área de conhecimento (exemplo: física e matemática, história e geografia).


INTERDISCIPLINARIDADE


É a interação entre disciplinas de áreas distintas do conhecimento, como, por exemplo, entre as ciências da natureza e as ciências humanas (física e filosofia, biologia e sociologia). Existem várias modalidades, tipos ou graus de Interdisciplinaridade, desde simples justaposição de diversos olhares, sem uma interlocução subjetiva, uma simples comunicação de idéias até a integração de diversas perspectivas e interação subjetiva entre os especialistas, resultando em enriquecimentos mútuos.


TRANSDISCIPLINARIDADE


A transdisciplinaridade incorpora tanto a multidisciplinaridade como a pluridisciplinaridade e a interdisciplinaridade, e vai além, abrindo diálogos não só entre as disciplinas das ciências da natureza e das ciências humanas como também com a arte (literatura, poesia, música, etc.)

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